Alguns de Nossos Serviços
Conheça abaixo algumas atividades destacadas que prestamos (Em SERVIÇOS da aba "Home" constam links de acesso aos procedimentos do DETRAN RS):
Transferência de Propriedade
O veículo deve estar com a documentação regularizada, e quitados quaisquer débitos de IPVA (deve ser antecipado no caso de mudança do município de emplacamento do veículo), Seguro Obrigatório (DPVAT) e sem multas vencidas.
O prazo para transferir o veículo é até 30 dias a contar da data do reconhecimento de firma. Após este prazo será emitida uma notificação de multa e enviada pelo Correio para que o novo proprietário efetue o pagamento.
Para se eximir da responsabilidade civil, criminal e de eventuais multas do novo proprietário, o vendedor deverá fazer uma Comunicação de Venda.
Comunicação de Venda
Comunicar a venda de seu veículo ao Detran RS é a melhor forma de se proteger do mau uso do veículo que você vendeu e ainda não foi transferido.
A guia de pagamento poderá ser obtida diretamente no Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) quando for solicitar o serviço de Comunicação de Venda.
Primeiro Emplacamento e 2ª Via do CRV - Certificado de Registro de Veículos (conhecido também por "DUT")
Realizar a vistoria de identificação, apresentando o veículo com todos os equipamentos obrigatórios em condições de serem aprovados na vistoria (Resolução Contran 14/98);
Mudança de Placa; Troca de Município e Alteração de Endereço Residencial
Você pode escolher e personalizar a numeração de sua placa.O veículo deverá estar com todos seus débitos quitados, inclusive o IPVA do ano em curso.
Destacamos a importância da atualização de endereço, pois a precificação de eventual seguro do automóvel vai levar em conta a exposição ao risco, a utilização diária do veículo e o endereço da residência, não sua placa.
Vistoria Prévia ("vistoria avulsa")
O comprador, antes de adquirir o veículo, poderá submetê-lo a uma vistoria prévia ("vistoria avulsa") em qualquer CRVA para assegurar-se que tanto a numeração do motor quanto do chassi não foram adulteradas. Nesta vistoria, também será verificado se o veículo não resultou da emenda de dois ou mais veículos, bem como a existência e funcionamento dos equipamentos obrigatórios.